.
Em abril de 2017, o psicólogo reichiano e diretor da Ester, Xavier Serrano, estará em Goiânia para realizar duas atividades voltadas ao estudo da Ecologia de Sistemas Humanos e à Sexologia. As atividades são promovidas pelo projeto Família Viva.
No dia 7 de março, sexta-feira, ele realiza a palestra “O papel dos pais no desenvolvimento saudável dos filhos”, a partir das 19h30, no Teatro Madre Esperança Garrido. Já no sábado, dia 8 de abril,Xavier ministrará o workshop “Personalidade, sexualidade e finanças”, das 9h às 17h30, no Axis Fisio.
PALESTRA – “O papel dos pais no desenvolvimento saudável dos filhos”
O desenvolvimento saudável das crianças está intimamente ligado à forma como elas são tratadas no sistema familiar onde estão inseridas. Um ambiente alegre, vivo, respeitador da sua liberdade, criatividade e autorregulação pode conferir-lhes uma vida com mais saúde física, mental e emocional.
Quando os pais têm a oportunidade de conhecer mais sobre o processo evolutivo de uma criança e trocar experiências pessoais com outros pais e educadores, podem caminhar de forma mais leve e consciente nessa difícil tarefa que é educar, sentindo-se mais seguros de suas ações de maternagem e paternagem.
Xavier Serrano, criador da Ecologia de Sistemas Humanos, abordará temas que podem ajudar a prevenir situações estressantes e traumáticas, portanto sofridas, no processo de formação da identidade da criança:
- a importância do vínculo inicial com a mãe: capacidade de amor e ternura;
- a necessidade da integração natureza/cultura nos primeiros anos: de mamífero a pessoa;
- a função materna e paterna no amadurecimento autorregulado e saudável;
- a função dos espaços escolares com esfera ecológica e sua conexão com a família.
WORKSHOP – “Personalidade, Sexualidade e Finanças”
Nosso comportamento diário é influenciado por premissas, idealizações, crenças, estereótipos, construções psíquicas – muitas vezes inconscientes – que advêm da nossa criação, da realidade familiar em que estivemos inseridos, o que ajudou a moldar nosso caráter.
Seguimos pela vida carregando esse “jeito de ser” pré-determinado sem nos darmos conta dele e sem questioná-lo e a consequência disso é sempre um afastamento da essência do que realmente somos, o que nos impede de satisfação mais plena e prazerosa conosco, com os que nos cercam e com a própria existência.
Administramos mal certas áreas de nossa vida por pura falta de oportunidade de reconhecermos o emaranhado de predestinações nas quais nos enroscamos sem perceber e que nos faz comportar de uma maneira que não desejamos ou não entendemos.
Neste workshop, Xavier Serrano propõe ferramentas eficientes que possam facilitar a tomada de consciência dessas variáveis que nos predispõe a um manejo inadequado da nossa própria vida e, a partir daí, criar meios para gerenciá-las com a intenção de melhorar nossa qualidade de vida, principalmente no que se refere à sexualidade e à administração das finanças.