A Escuela Española de Terapia Reichiana (Es.Te.R) promove formações e ações preventivas, clínicas e culturais voltadas à Orgonomia, paradigma científico elaborado pelo neuropsiquiatra Wilhelm Reich. Foi fundada em 1987, na cidade de Valencia (ESP), por um grupo de profissionais da Saúde motivados em consolidar o desenvolvimento da Psicoterapia, com maior presença social.

Em quase 30 anos, a Es.Te.R estruturou cursos únicos e um corpo docente especializado para a formação em Psicoterapia e Sexologia, incorporando contribuições pós-reichianas epistemológicas e interdisciplinares. Na Espanha, a Escola tem sede em Valencia e Barcelona, atuando também em outras cidades e países da Europa (França, Itália) e América Latina (Uruguai, Chile, México).

A Es.Te.R é membro fundacional da International Federation Orgonomic College´s e da Federación Española de Asociaciones de Psicoterapeutas. É também membro ordinário da European Federation of Sexology e da Federación Española de Sociedades de Sexología.

 

Ester Brasil

No Brasil, a Es.Te.R atua há mais de 20 anos, também motivada por psicólogos e psicoterapeutas brasileiros interessados nos estudos pós-reichianos. Com a presença do diretor Xavier Serrano e de outros membros da Escola, são ofertadas formações com os mesmos planos de estudo promovidos na Espanha e em diversos países europeus e latinoamericanos.

Atualmente, a Ester Brasil está organizada para oferecer dois cursos de formação, com uma perspectiva interdisciplinar: “Psicoterapia Breve Caracteroanalítica (PBC)” e “Ecologia de Sistemas Humanos (ESH): Criação Ecológica e Prevenção Psicossocial“.

O trabalho em equipe e a busca permanente da coerência institucional é uma das referências de identidade da Ester. Nesse sentido, as formações e as atividades desenvolvidas por quem estuda na Escola refletem, em forma e conteúdo, o próprio objeto de estudo: o modelo teórico pós-reichiano e as práticas em grupo dentro dos fundamentos da ESH.