ECOLOGIA DE SISTEMAS HUMANOS:

CRIAÇÃO ECOLÓGICA E PREVENÇÃO PSICOSSOCIAL

 

 

Conceito

Desenvolvida pela Escuela Española de Terapia Reichiana, a Ecologia de Sistemas Humanos (ESH) engloba a criação ecológica e um método de intervenção preventiva psicossocial a ser aplicado nos organismos, organizações e sistemas humanos. Tem como referência teórica a Ecologia Humana, de Fritjof Capra; as aportações psicanalíticas, psicossomáticas, caracteroanalíticas e o funcionalismo orgonômico de Wilhelm Reich; as teorias do apego e da complexidade; e o Princípio da Autorregulação, elaborado pelo pedagogo A. S. Neill e por Reich.

A criação ecológica propõe um processo maturativo e um crescimento psicoafetivo, que propiciem relações saudáveis com os meios necessários (individual, familiar e educativo), de acordo com a própria identidade e natureza do mamífero humano, desde a vida intrauterina até a adolescência. Um método de prevenção que possibilita resolver conflitos com amor e liberdade, estabelecendo “atmosferas ecológicas” nas relações humanas e prevenindo o encouraçamento rígido.

 

A formação

Fundamentada em uma sólida base teórica, esta é uma formação prática e aplicável a vários espaços sociais. O curso trabalha numa perspectiva interdisciplinar e inclui temas da Biologia, Ecologia, Psicologia, Medicina, Sociologia e Sexologia. O participante adquire uma visão global, holística e de continuum, com docentes especialistas em suas áreas de atuação, implicando em uma formação viva e não academicista. Paralelamente, quem estuda com a Ester Brasil aprende a trabalhar dentro das equipes interdisciplinares, que é a forma funcional e mais efetiva de aplicar a ESH.

 

O QUE VAMOS APRENDER

  • Como prognosticar e prevenir dificuldades durante a gravidez e o parto, em função da história individual (estrutura de caráter) e das condições sociais e infraestruturais atuais.
  • Que meios psicológicos e energéticos podem facilitar um parto ecológico?
  • Como conhecer as estruturas de caráter individuais e as que criam os sistemas essenciais: família e escola?
  • Como as estruturas dos adultos influenciam nas das crianças e como preveni-las?
  • Como prevenir a formação da couraça rígida?
  • Como evitar as cólicas do terceiro mês?
  • Como facilitar o vínculo e o apego?
  • Como prevenir que uma criança morda o peito de forma continuada e sem aparente motivo?
  • Como facilitar os processos de regulação vital, desde a autorregulação (dormir, comer, brincar…)?
  • Desenvolvimento do processo psicomotriz nas diferentes etapas do crescimento.
  • Repercussões da alteração do vínculo afetivo no desenvolvimento motriz.
  • Períodos críticos.
  • Como satisfazer o desejo oral em direção ao peito, tanto desde o ponto de vista individual, como de casal e família.
  • Como, e quando, o desmame?
  • O que fazer diante do assédio sexual infantil?
  • O que fazer diante da violência nas escolas?
  • O que responder diante das primeiras perguntas sexuais?
  • O que fazer se toca o pênis ou a vulva diante de estranhos?
  • Como prevenir a fixação edípica?
  • Como satisfazer as necessidades de todos os membros do sistema familiar?
  • Qual a função paterna na criação ecológica?
  • Como organizar uma escola livre?
  • Meios para facilitar o conhecimento e ensinar desde a experiência.
  • A adolescência é, necessariamente, uma fase confusa e destrutiva?
  • Por que nos resulta tão difícil entender os adolescentes?
  • Quais as mudanças que estão produzindo na adolescência e como favorecer o desenvolvimento e maturação de nosso jovens?
  • O que sabemos do cérebro adolescente? Que consequências reporta este conhecimento?
  • Como o mundo atual afeta aos adolescentes?
  • Como colocar limites, sem autoritarismo?
  • Como afrontar o mobbing?
  • Como responder diante da violência de gênero, etc.

 

Como surgiu?

A Ecologia de Sistemas Humanos foi desenvolvida pela Es.Te.R Espanha, a partir da aplicação do Princípio da Autorregulação (Neill e Reich), durante décadas de estudo e práticas interdisciplinares na Saúde Primária, Psicoterapia, Educação, prevenção psicossocial e docência. Conhecendo as causas biopsicossociais das enfermidades, patologias, violência e infelicidade modernas, Xavier Serrano e seus colaboradores desenvolveram esta formação, buscando contribuir para a implantação e o desenvolvimento do novo paradigma “Ecológico Global”.

 

Público-alvo

Aberta a qualquer pessoa interessada, especialmente profissionais de Saúde, Ciências Sociais e Educação.

 

Cronograma dos módulos presenciais

  • 07, 08 e 09 de julho de 2017
  • 08, 09 e 10 de dezembro de 2017
  • 07, 08 e 09 de abril de 2018
  • 07, 08 e 09 de julho de 2018
  • 09, 10 e 11 de novembro de 2018

 

Programa completo e formas de pagamento

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Matrícula

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